Outubro Rosa

Não poderia deixar de falar aqui no blog sobre um tema tão sério que afeta milhares de mulheres e até alguns homens. Segundo tipo de tumor mais mortal do mundo e o que mais atinge as mulheres, o câncer de mama pode ser facilmente detectado e, se descoberto em estágio inicial, tem grandes chances de cura. Portanto basta que as pessoas tenham acesso à informação para que o diagnóstico seja feito o quanto antes. Para que essas informações cheguem à população, foi criado o Outubro Rosa.

Como não sou especialista no assunto, o texto e cartilha abaixo foram retirados do site do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. 

Embora possa ser um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar a chance de enfrentamento do problema.

Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitos pacientes, por medo ou desconhecimento, preferem não falar no assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal incurável e inevitável.

Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sintomas e sinais em suas fases iniciais. Descobertos cedo, podem ser tratados a tempo. A detecção precoce ajuda a reduzir a mortalidade e traz melhores resultados no tratamento de alguns tipos de câncer.

Suas mamas são únicas, assim como você. É comum que uma das mamas seja maior que a outra ou que tenham formatos diferentes. Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode perceber mudanças que são normais nas mamas e ficar alerta para um sinal ou sintoma suspeito de câncer de mama.

A informação pode salvar vidas. Por isso construímos esta cartilha para orientar mulheres e homens a respeito da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.


 

Lembre-se de que esta cartilha não substitui o diálogo entre você e o profissional de saúde. Informe-se, tire suas dúvidas e decida o que é melhor para você.

 

Bride Fit

Bride Fit, São Paulo SP, Brasil

A Bride Fit é uma empresa de personal trainers especializada em atender noivas. Nossa missão é ajudar a realizar o sonho da noiva que deseja casar na sua melhor forma física, sentindo-se linda, confiante e confortável no dia do seu casamento, usando o vestido mais importante da sua vida: o de noiva!