Mulheres e má circulação sanguínea das pernas

Não sei se você sabe, mas a má circulação sanguínea é a responsável por várias das "mazelas tipicamente femininas", como celulite, varizes, inchaço e dores nas pernas, trombose, etc.

E as causas são tão diferentes, quanto comuns: estar acima do ideal, fumar, fazer uso de anticoncepcional, usar roupas apertadas, alimentar-se mal, ficar muito tempo sentada, ser sedentária e beber pouca água.

Feita essa observação, decidi escrever esse texto para falar do que entendo: os benefícios do exercício físico para evitar ou ao menos amenizar as consequências desastrosas dos maus hábitos descritos acima. A primeira medida a ser tomada é a mudança desses hábitos, lógico, procurando ser mais saudável. Tente uma coisa de cada vez, assim fica mais fácil de cumprir.

Exercícos em posições com pernas elevadas (Leg Press 45°), movimentos que ajudam a melhorar o retorno venoso das pernas (panturrilheira), aula de Jump ou exercícios na cama elástica (também melhora o retorno venoso das pernas, por fazer a musculatura contrair) são alguns exemplos, mas de maneira geral a atividade física feita de maneira correta e com frequência, aumenta a quantidade de capilares sanguíneos, melhorando consideravelmente a circulação.

Outra coisa bastante simples e que não exige estar ao lado de um professor ou numa academia, é o alongamento. Quando você passa muito tempo sentada, as articulações dobradas diminuem o fluxo do sangue. Já na posição em pé há o aumento da pressão sanguínea nas pernas, então no carro, no trabalho, na fila do banco, alongue-se! São movimentos simples, praticamente instintivos. Afinal, quem ensinou o bebê de 3 meses a se espreguiçar? O ideal é que a cada 30 minutos você levante, alogue alguns minutos e beba um copo de água (café não ajuda!).

Uma simples caminhada pode ajudar a melhorar a circulação, mas isso também depende (e muito) do perfil da aluna. Por exemplo, vamos imaginar uma pessoa obesa caminhando. Você acha que é melhor ela carregar toda a sobrecarga do seu corpo enquanto caminha ou fazer um exercício para as pernas em uma posição confortavelmente sentada utilizando uma carga mais baixa que seu próprio peso?

Então, são vários os fatores que determinarão os melhores exercícios para cada perfil de aluna. Por isso, ao invés de copiar a rotina de exercícios ou dieta que deu certo para alguém, procure saber com um bom profissional da área, quais são os mais indicados para você.

Se você tem dúvidas, pode deixar seu recado aqui, fico muito feliz em poder ajudar!



 

Bride Fit

Bride Fit, São Paulo SP, Brasil

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