O que é certo e errado no emagrecimento.

A partir desse primeiro texto sobre "certo e errado", "mitos e realidade" ou "falso e verdadeiro" vou tentar ajudar vocês com algumas das dúvidas que ouço bastante durante aulas, nas academias, de amigos e conhecidos. Você pode estar se perguntando: "como é possível que ainda existam tantas dúvidas mesmo com informações ao montes disponíveis na internet?". Pois é, assim como você pode procurar na internet qualquer tipo de informação, qualquer pessoa também pode pôr essas informações lá e muitas vezes em busca de mais seguidores e leitores, gente mal intencionada, inventa "termos" que simplesmente nem existem para chamar a atenção (outro dia ouvi "dar um choque na gordura"... oi?) ou "métodos" de treinos não comprovados (acredite, existem muitos atualmente, mas poucos são seguros e eficientes) e foi pensando nisso, nessa quantidade enorme de informações desencontradas e muitas vezes erradas que resolvi fazer esse post semanal na tentativa de ajudar a "desvendar" informações corretas e "desmascarar" os mitos. Enjoy!
 

Resultados visíveis em 3 meses

Já trabalho há muito tempo realizando avaliações físicas, então além da comprovação na literatura, vejo na pratica a verdade existente na frase "os resultados físicos visíveis começam a aparecer após 3 meses de atividades físicas". Mas como nada na vida é preto no branco, vamos aos poréns:

1. Antes dos efeitos visíveis na aparência física, existem outros resultados positivos não tão aparentes como a mudança corporal. O mais comum é a melhora na disposição ou condicionamento físico, você já consegue subir escadas ou ladeiras sem se sentir exausta por exemplo.
2. Você já ouviu falar em "lastro fisiológico"? Esse é um termo usado para definir o que é memória muscular. Pois é, músculo tem memória! ? Portanto, quem tem um histórico extenso de prática de atividades físicas, mesmo quando fica algum tempo sem fazer exercícios, tem uma resposta muscular mais rápida.

Então não se engane, resultados visíveis começam a aparecer apenas a partir do 3 mês de treino! Ainda tem um detalhe: tem que ir treinar, lógico! Se a sua frequência nos treinos for inconstante, os resultados demoram mais.

Exercícios para queima localizada de gordura.

Muita gente ainda me pergunta: "como faço para me livrar dessa gordurinha na barriga/braço/coxa". Exercício físico independente de qual for, não vai fazer você se livrar da gordura da região que está sendo exigida, por exemplo: abdominais NÃO queimam a gordura do abdome, esse exercício apenas fortalece a musculatura abdominal. A gordura corporal é utilizada como fonte de energia de forma geral. Ou seja, durante e após o treino, haverá o aumento do "consumo" da gordura corporal para suprir as necessidades fisiológicas do organismo, porém de todo o corpo e não apenas da região trabalhada durante o exercício.

Perda de peso de forma acelerada

Outro erro comum, infelizmente muito mais frequente do que gostaria, são das pessoas que querem perder peso de forma acelerada. Já ouvi de uma professora nutricionista durante a aula da pós graduação que o máximo ideal seria de 4kg/mês para mulheres e 6kg/mês para homens, mas também existem médicos que estipulam apenas 2kg/mês. Na verdade, a perda de peso é diferente para cada pessoa e depende do metabolismo de cada um, mas acredito ser bastante saudável não ultrapassar esses limites. Geralmente pessoas que perdem peso muito rápido fazem dietas restritivas, deixando de consumir nutrientes necessários para emagrecer com saúde. Além disso, a restrição alimentar faz com que seja praticamente impossível manter a dieta por tempos prolongados, ou a saúde dá sinais de alerta ou a própria pessoa desiste e acaba engordando tudo de novo...?
Então lembre-se:

1. Não tenha pressa se você quiser ter além de saúde, resultados duráveis
2. A melhor maneira para fazer isso acontecer é sem duvidas mudando seus hábitos alimentares e deixando o sedentarismo de lado, então não deixe de procurar orientação nutricional e de um professor qualificado.
 

 

Bride Fit

Bride Fit, São Paulo SP, Brasil

A Bride Fit é uma empresa de personal trainers especializada em atender noivas. Nossa missão é ajudar a realizar o sonho da noiva que deseja casar na sua melhor forma física, sentindo-se linda, confiante e confortável no dia do seu casamento, usando o vestido mais importante da sua vida: o de noiva!