Verdadeiro ou Falso - Musculação

Trabalho com musculação em academias há quase vinte anos e ainda me assusto em ver os mesmos erros sendo repetidos no passar dos anos. Por isso nesse post resolvi falar sobre os deslizes mais comuns observados por mim enquanto trabalho ou mesmo durante meu treino (sou bastante observadora, rs). Preciso esclarecer que como sempre, nas atividades físicas existem muitos "poréns", então não adianta só ler o quadro, tem que ler o post todo, ok? Link na bio.


  • Movimentos Rápidos

Vejo muitas pessoas pensando que com um movimento mais rápido, irão conseguir queimar mais calorias, porém o correto é justamente o contrário. A não ser que você seja atleta fazendo um treino específico conhecido como "força de explosão", a velocidade deve ser moderada, pois assim você cansa mais o músculo, aumentando a intensidade do exercício e o gasto calórico. Esse erro é bastante comum com quem comete o segundo abaixo.

  • Carga além das possibilidades

Principalmente por quem tem como objetivo o aumento da massa magra, comete esse deslize. Dá até para entender o raciocínio, quanto mais carga, mais microlesões musculares e mais hipertrofia. Porém, não adianta você botar uma carga além das suas possobilidades e durante a execução acelerar o movimento por não aguentar a carga ou recrutar outros músculos para poder terminar a série. Exemplo: no bíceps com barra, a pessoa inclina o tronco para trás buscando ajuda dos musculos do quadrado lombar. A não ser que você seja um aluno super avançando e (de novo) atleta, não existe a necessidade de fazer esse método de treino (no fisiculturismo por exemplo, esse tipo de execução é um método de treino).

  • Movimentos Rápidos 

Esse erro está bastante ligado ao anterior, pois quando a carga é alta demais, a pessoa acaba diminuindo o angulo do movimento. Esse é o equivoco que mais me incomoda, já que praticamente não existem "poréns", com duas únicas exceções: método 21 e reabilitação muscular ou articular - já explico! A amplitude de movimento é necessária para a exigência máxima do músculo de forma completa. Você já se perguntou o porquê de fazer mais de um exercício para cada grupo muscular? Cada vez que você muda a angulação de um exercício (por exemplo: bíceps na barra reta e bíceps na barra W), você muda um pouquinho as fibras exigidas no mesmo músculo. Então por que motivo fazer um movimento curto se assim você não exige do músculo por inteiro? Como falei anteriormente, existem apenas dois: o método 21 (método que trabalha o mesmo músculo em angulos diferentes com o mesmo exercício) e reabilitação de lesões musculares e/ou articulares.

Não esqueça de sempre buscar orientação de um profissional da área para obter melhores resultados e não sofrer lesões! Se você ficou com alguma dúvida, terei o maior prazer em ajudar!

Bride Fit

Bride Fit, São Paulo SP, Brasil

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