Verdadeiro ou Falso - Treino Funcional

 

  • Treino funcional é o treino que causa desequilíbrio, como ficar em pé na fitball

Acredita-se que o treino funcional é o que causa desequilíbrio e que por isso são os exercícios que trabalham o core (músculos centrais e mais internos da região do quadril/cintura), porém não é essa a característica principal desse tipo de treino. Como o próprio nome diz, o treino funcional é o treino que vai auxiliar você nas suas atividades do dia a dia, tornando-o mais fácil, portanto funcional é o treino que tem função específica. Por exemplo, se você passa o dia todo sentada em frente a um computador e teclando, precisa trabalhar a postura (músculos dorsais e rombóides), também precisa melhorar a circulação sanguínea das pernas e com exercícios na maca elástica ou mesmo uma simples caminhada você consegue bons resultados na melhora dessa questão.                                                                                                               

  • O treino funcional não ajuda no ganho de massa muscular                                                                                                                                                                                                                                                  O treino funcional possivelmente não é a melhor opção para o aumento do volume muscular, porém esse tipo de treino vai ajudar bastante na melhora do desempenho muscular durante os treinos de hipertrofia, pois o funcional recruta de forma mais abrangente e inteligente as fibras musculares melhorando a qualidade do movimento, consequentemente aumentando a resposta muscular. Como isso acontece? O treino funcional basicamente faz com o músculo fique mais "inteligente", pois contribui para que as unidades motoras (grupo de fibras musculares que são coordenadas por um único neurônio motor) sejam recrutadas de forma coordenada, fazendo com que a maior parte da energia seja destinada especificamente ao grupo muscular solicitado, facilitando a execução do movimento e a concentração da força.                          

  • O treino funcional é um método novo e é apenas uma moda                                                                                                                                                                                                                                            Na verdade o treino funcional sempre esteve presente, pois como disse no primeiro tópico, os treinos são funcionais de acordo com as necessidades da pessoa que está realizando. A diferença é que alguns movimentos mais abrangentes e gerais, que trabalham vários músculos ao mesmo tempo foram incluídos nas rotinas de treinos. Diferente da musculação por exemplo, que normalmente trabalha os músculos de forma segmentada, o funcional exige de forma mais abrangente o corpo todo, em um único exercício ou treino. Outra coisa que mudou foi a inclusão de exercícios para fortalecimento do core (muito importante para quelquer praticante de atividades físicas em geral e propriocepção (com exercícios de equilíbrio) mais usado nas reabilitações musculares e articulares, hoje também é muito usado em academias.

 

 

 

Bride Fit

Bride Fit, São Paulo SP, Brasil

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