Verdadeiro ou Falso - Sobre Massa Muscular

Como prometido, segue a série "verdadeiro ou falso", com o tema "ganho de massa muscular". Ainda existem muitas dúvidas e equívocos quando o assunto é ganho de massa magra - ou músculos, principalmente entre as mulheres que tem como objetivo o emagrecimento. Se você achar absurdas essas afirmações do quadro, sinal que já está bem informada! Porém, escolhi esses temas com base no que ouço e leio por aí. Fique sempre muito atenta ao que você lê na internet e tire suas dúvida com um profissional da área sempre que necessário. Boa leitura!

 

Verdadeiro ou Falso sobre massa muscular

 

 

Eu troco gordura por massa muscular quando treino.

Não existe esse tipo de troca e nunca existiu na literatura algo paraceido com isso. Sabe aquelas coisas que alguém fala achando ser real e todo mundo acredita? Então...o nome disso é tabu. A perda de gordura pode estar relacionada com o ganho de massa magra, pois quando você melhora a massa muscular do seu corpo, o metabolismo acelera para manter essa nova estrutura, porém apenas enquanto você estiver utilizando esses músculos ou seja, se exercitando, se parar o corpo "queima" as proteinas musculares para utilizar como fonte de energia. Outra informação importante é que você pode ganhar massa muscular e não perder gordura ou pior, pode perder massa muscular e manter a gordura, caso sua alimentação não esteja bem balanceada de acordo com as sua necessidades diárias ou se o seu treino estiver precisando de ajustes.

 

Melhor não treinar com pesos pois posso ficar muito forte, principalmente nos braços.

Nossa, como ouço isso! Acredito ser uma procupação natural, pois muitas mulheres vinculam a feminilidade com um corpo magro e esguio. Mas acredite, não é nada fácil conseguir um corpo musculoso sendo mulher, com raras exceções. Explico: nós não temos o hormônio anabolizador - que faz "crescer" - testosterona, em quantidades suficientes para aumentar o volume muscular tanto como os homens conseguem, ao contrário! Nossos hormônios ajudam a "estocar" gordura para uma possível gravidez...chato isso né? Mas infelizmente é assim que funciona nossa fisiologia. Então não tenha medo de encarar uns pesos no seu treino, acredite, eles vão ajudar você no emagrecimento. Cada vez mais se sabe da importância de intensidades altas no treino quando o objetivo é o emagrecimento e a carga - peso/anilha - é uma das principais maneiras de impulsionar a intensidade de um treino.

 

Se eu ganhar massa muscular, meu peso na balança vai aumentar e vou ficar gorda.

Outro pavor das mulheres com relação ao aumento da massa muscular: o aumento do peso na balança. Vou usar um objetivo muito comum entre minhas alunas para explicar por que o aumento de músculos não deve ser temido. Muitas alunas querem enrijecer, mas não querem aumentar massa muscular, porém não tem como fazer uma coisa sem a outra, sabia? Quando você enrijece, você tá "preenchendo" o espaço que estava "molinho" por...músculos! Simples assim. Outro detalhe importante: o músculo ocupa menos espaço que o mesmo peso em gordura, ou seja, a gordura é mais densa e o músculo mais compacto, portanto provavelmente antes de perder peso, você vai perder medidas. Não dê tanta atenção aos números que aparecem na balança e se possível realize avaliações da composição corporal mensalmente - na Bride Fit fazemos sem custo - para saber mais detalhadamente seus resultados de treino.

Bride Fit

Bride Fit, São Paulo SP, Brasil

A Bride Fit é uma empresa de personal trainers especializada em atender noivas. Nossa missão é ajudar a realizar o sonho da noiva que deseja casar na sua melhor forma física, sentindo-se linda, confiante e confortável no dia do seu casamento, usando o vestido mais importante da sua vida: o de noiva!