Verdadeiro ou Falso - Alongamento

O alongamento é bom para melhorar a flexibilidade

O alongamento é feito apenas até o limite das articulações, portanto não trabalha a flexibilidade. Diferente do alongamento, o treino de flexibilidade ultrapassa um pouco os limites das articulações, procurando não causar lesões. No alongamento há apenas o estiramento das fibras musculares, enquanto na flexibilidade há alterações estruturais também na capsula articular, ligamento e tendões, com o objetivo de aumentar a amplitude do movimento da articulação, enquanto que o alongamento funciona apenas como manutenção dessa amplitude.

O Alongamento só deve ser feito no final do treino

Existe uma nova corrente de pensamento que condena o alongamento antes do treino, pois o próprio alongamento também já é um exercício de força, diminuindo então a eficiência muscular durante o treinamento, além de não ser mais considerado um meio importante para evitar lesões durante a atividade física. Porém acho válido esse cuidado apenas para atletas que precisam manter a performance sempre no máximo, principalmente em época de campeonatos. Não acredito que as consequências sejam tão graves a ponto de diminuir a qualidade do treino de um(a) aluno(a) comum. Portanto, nunca deixe de alongar antes e depois dos treinos, principalmente se for correr, jogar futebol ou nadar, mal não vai fazer, certeza! 

Existe apenas uma maneira correta de alongar

Na verdade, existem algumas técnicas de alongamento: estático, balístico e alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) ou método de contrair e relaxar. Mas qual é a melhor? Normalmente em alunos de academia usamos a técnica estática por ser mais segura, como funciona: você vai fazer uma postura, segurar de 15 a 30 segundos e mudar a posição, simples assim. A única observação que faria para esse tipo de alongamento é: preste atenção na sua postura, não adianta alongar um músculo da coxa, enquanto seu tronco está todo curvado, por exemplo. O método balístico quase não é mais usado mesmo em atletas, pelo perigo de lesões, pois consiste em movimento rápidos e explosivos. A facilitação neuromuscular proprioceptiva é um método bastante eficiente na melhora da flexibilidade, porém, você vai precisar da ajuda de um professor, pois também existem riscos de lesões. 

Bride Fit

Bride Fit, São Paulo SP, Brasil

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