Atividade Física: o que devo fazer? Por onde começar?

Pois é, você resolveu que 2016 é o ano de levantar do sofá, sair da frente da tv e que precisa cuidar da saúde, entrar numa academia, fazer algum esporte, melhorar a alimentação, enfim, tornar-se alguém não apenas mais saudável, mas também que cultiva bons hábitos? Então aqui nesse post, você vai saber direitinho o que deve fazer antes de iniciar essa nova fase! Lógico que os procedimentos mudam de acordo com a idade, históricos de saúde e de atividades físicas, mas vou falar aqui de forma geral, desde o iniciante sedentário a vida toda até os que já fizeram alguma atividade no passado e gostariam de reiniciar, ok?

Avaliação Física no Médico

Primeiro passo é fazer uma boa avaliação física e se necessário uma avaliação médica também. Dependendo do estado brasileiro que você mora, algumas academias vão exigir liberação de um médico, atestando plena capacidade para realizar atividades físicas (e a cada seis meses para os que já estão matriculados), mas isso é um procedimento feito por causa da lei e nem sempre há a necessidade de ir ao médico.

Às vezes a necessidade existe e o aluno(a) não realiza essa avaliação médica de forma correta, com o cuidado e exames específicos necessários.

Então como saber se devo ou não fazer um exame médico mais detalhado antes de iniciar os exercícios?

Numa boa avaliação física, não será medida apenas gordura, peso, altura, etc. Um bom avaliador físico faz também uma anamnese que é uma pequena “entrevista” para saber mais sobre o(a) aluno(a), principalmente sobre os históricos médico e familiar do avaliado(a). O exame médico vai ser necessário ou não, dependendo de vários fatores como casos de cardíacos e/ou diabéticos na família, se é fumante, pressão arterial, se está acima do peso, se toma algum medicamento, se é sedentário(a) e também da idade, entre outros detalhes que podem surgir durante e conversa.

Avaliação Física na Academia

Algumas academias muito bem equipadas também realizam exames mais específicos, como teste ergométrico, eletrocardiograma de repouso e até teste ergoespirométrico, que são exames para saber reação fisiológica em estresse, funcionamento elétrico do coração e consumo de oxigênio, respectivamente.

Mas esses lugares são exceção e esses exames podem ser realizados em laboratórios ou hospitais, caso seja necessário.

Investigando a sua Saúde

Uma saída muito simples, prática e segura para saber se o aluno(a), tem necessidade de “investigar” mais sobre a sua saúde é um questionário padrão proposto pelo American College of Sports Medicine e que tem como objetivo detectar riscos cardiovasculares, chamado “Par-Q” que significa em inglês Physical Activity Readiness Questionnarie e pode ser traduzido para o português como “Questionário de aptidão para atividade física“. Inclusive em alguns lugares do Brasil esse questionário está sendo adotado no lugar do atestado médico e caso haja a necessidade, o(a) aluno(a) é encaminhado(a) a um médico para então retornar com o atestado e a liberação médica.

Iniciando a Atividade Física

Depois de saber se a sua saúde está em ordem e que não existe nenhum porém, fica mais fácil para iniciar a atividade física com segurança e sem preocupações tanto para você mesmo(a), como para o(a) professor(a) que irá atender um novo cliente de quem ele não saberia praticamente nada, caso não houvesse a avaliação física.

Mas atenção!!!

Atualmente a maioria das academias não obriga o aluno a pagar pela avaliação física quando este se matricula por questões jurídicas, então se esse for este o caso do lugar que você escolheu para frequentar, não hesite em fazer, vale a pena!

Na Bride Fit fazemos a avaliação física no início das atividades e mensalmente sem nenhum acréscimo de valor, pois sabemos da importância desse primeiro contato!

Beijos,

Mariana Cabral

Bride Fit

Bride Fit, São Paulo SP, Brasil

A Bride Fit é uma empresa de personal trainers especializada em atender noivas. Nossa missão é ajudar a realizar o sonho da noiva que deseja casar na sua melhor forma física, sentindo-se linda, confiante e confortável no dia do seu casamento, usando o vestido mais importante da sua vida: o de noiva!