Turbinadores de coxas e glúteos - Quais são os melhores exercícios para pernas?

Tá curiosa para saber o porquê de ter chamado o leg press 45º e agachamento de “turbinadores de coxas e glúteos”? Então vamos às explicações dos motivos de você sempre ter um desses dois exercícios (ou os dois!) nos seus treinos:

  • São exercícios multiarticulares: o que isso quer dizer? São exercícios que movimentam duas ou mais articulações. E qual a vantagem nisso? Trabalham mais de um músculo em um único exercício. Ou seja, você poupa tempo! Além de acelerar os batimentos cardíacos mais do que num exercício uniarticular (cadeiras extensora e flexora, por exemplo), aumentando a intensidade do treino o que resulta em mais gasto calórico. Costumo dizer que se tivesse que escolher apenas um exercício numa sala de musculação, seria o agachamento. Para quem já me acompanha a algum tempo ou já foi minha aluna, sabe que eu sou a “louca dos agachamentos” e um dos motivos desse amor é justamente esse (se quiser mais sobre esse exercício MARA, leia isso).
  • Não são exercícios “amigos da gravidade”: na verdade nenhum exercício resistido (tradução: musculação) são “amigos da gravidade”. Se for, tem algo muito errado! Rs. Mas vamos à explicação disso: o leg press 45º por exemplo é mais difícil que o leg horizontal, pela posição inclinada, o que aumenta a intensidade por estar posicionado no ângulo de mais ou menos 45º e contra a gravidade, além de não possuir sistema de polias e roldanas. Para entender melhor, observe a figura abaixo: a seta para baixo representa a força da gravidade + carga colocada no leg, ou seja, a resistência. A seta pontilhada à esquerda representa a carga que vamos empurrar para vencer a resistência e a seta pontilhada à direita, representa o atrito causado pelo trilho do aparelho.

O agachamento, como você pode imaginar é ainda mais difícil pela posição ereta e com           sobrecarga nos ombros ou mãos. Ou seja, além da força da gravidade que enfrentamos         todas as vezes que saímos da posição sentada para em pé, também existe a sobrecarga           adicionada por uma barra ou halteres. Se quiser saber mais sobre esse exercício, clique aqui.

  • São exercícios livres: não, isso não quer dizer que eles gostam de liberdade! Rs. Quer dizer que são exercícios que não usam sistemas de polias e roldanas o que acaba por facilitar a execução do movimento (leg horizontal ou cadeira extensora, entre outros vários) ou ainda com barras fixas (agachamento no smith por exemplo), que passam uma sensação de segurança, o que nem é verdade (mas é assunto para outro post) e facilitação do movimento devido à limitação da barra que está presa a um trilho de cada lado. Os exercícios realizados apenas com barras, halteres e anilhas, sem auxílio de máquinas são sempre mais intensos, pois não segmentam apenas uma parte do corpo a ser trabalhada, nem facilitam a execução do movimento, portanto sempre que puder, dê preferência à esses exercícios. Você pode estar se perguntando: mas o leg press 45º não é uma máquina também? Sim, você está certa! Porém é uma máquina que utiliza como carga pesos livres (anilhas) e que está numa inclinação de 45º para dificultar o movimento pelo posicionamento contra gravidade como explicado no item 2. Outra dúvida que pode estar surgindo na sua cabeça agora: se o agachamento no smith é ruim, por que é ele aparece no vídeo? Esse é mais fácil de responder! Na academia onde eu treino e faço fotos e vídeos para meus posts não tem agachamento livre (?) e nem muito espaço livre para improvisar um... =)

Bom meninas, é isso. E como eu sempre digo: se tiver dúvidas ou perguntas, será um                 prazer responder, deixe seu comentário! Beijos e bom treino!

Bride Fit

Bride Fit, São Paulo SP, Brasil

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